Tuesday, November 22, 2005

e porque ali se declama vinicius

aqui posta-se o que ele escreveu sobre um grande filme

"Você sabe quem está hospedada no Copacabana? Joana d'Arc em pessoa...".De fato, para mim não há nenhuma diferença essencial. Para mim Joana d'Arc tem o rosto de Falconetti, a cabeça de Falconetti, os olhos de Falconetti. Li o livro de Delteil sem imagem definida da santa, pois só mais tarde veria o filme de Dreyer. Mas já quando li a plaquette de Bernanos, emprestei à jovem Joana a imagem que Dreyer lhe deu. E na Inglaterra, assistindo à peça de Shaw fiquei inteiramente perturbado com o desequilíbrio que me causou ver Joana encarnada em outra mulher que não Falconetti, tão inferior a Falconetti.


Palavra: Joana d’Arc é uma obra gigante em cinema

Vinicius de Moraes

Image Hosted by ImageShack.us

1 Comments:

Blogger maria said...

eu tenho-o, é fabuloso, por acaso tem tudo a ver ctgo

7:23 PM  

Post a Comment

<< Home